terça-feira , 21 novembro 2017
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REDES SOCIAIS CORPORATIVAS

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Cada vez mais as empresas buscam a colaboração. O modelo de gestão pautado na competitividade entre os colaboradores e equipes, buscando o aumento da produtividade, vai perdendo espaço para o trabalho colaborativo. Unidas pela crença em comum de um propósito, que impulsiona as atitudes positivas no trabalho, as Organizações aprendem de dentro para fora e de fora para dentro o sentido prático do conceito de Gestão do Conhecimento.

O livro A QUINTA DISCIPLINA, escrito por Peter Senge, sugere uma visão sistêmica de vida, do mundo e de todos os aspectos da vivência humana. Neste livro, Senger define pela primeira vez a expressão ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM. Esta definição reflete a capacidade de cada empresa aprender e gerar valor através da colaboração.

Quando falamos sobre colaboração, as redes sociais aparecem como uma das principais soluções! Após o boom das redes para uso pessoal, e também as redes sociais específicas (para networking e interessados num mesmo tema), surge uma nova modalidade: as redes sociais internas, mais conhecidas como redes sociais corporativas.

O QUE É UMA REDE SOCIAL CORPORATIVA?

Redes sociais são plataformas online que reúnem pessoas em torno de um interesse. Já as redes sociais corporativas reúnem os profissionais de uma Organização em uma plataforma restrita.  Em alguns casos as empresas reúnem na mesma plataforma clientes internos, externos, fornecedores e parceiros criando uma rede colaborativa abrangente, que trabalha em conjunto as soluções da operação e processos de inovação.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS?

Inovação: Integrar colaboradores, fornecedores e clientes num mesmo ambiente e buscar feedback, envolver o cliente nas decisões e, principalmente, incentivar a inovação em todas as esferas.

Colaboração: Diversas empresas já estão buscando alternativas ao e-mail. Disponibilizar o conhecimento crítico de sua empresa em uma rede social corporativa é a melhor forma de incentivar a colaboração entre seus funcionários.

Disponibilidade: Uma rede social corporativa permite que as informações estejam disponíveis em tempo real a todos os envolvidos, sem a dependência dos e-mails.

CRM 2.0: Trazer o cliente, seja ele interno ou externo, para sua rede social corporativa é torna-lo mais fiel ao seu propósito e produtos, além de possibilitar a interação com ele, ouvir sua opinião, e criar novos produtos que atendam às suas reais necessidades.

COMUNICAÇÃO INTERNA

americo_amorimA comunicação representa um dos problemas mais comuns nas Organizações. Durante muito tempo, imaginava-se que informar as decisões ou temas institucionais era suficiente para manter as equipes alinhadas com um mesmo objetivo. Em um ambiente colaborativo, informar não é suficiente. A informação por e-mail ou comunicados sugerem uma comunicação unilateral, que prejudica a contribuição e disseminação de ideias e dos processos de inovação.

Equipes engajadas não só assimilam os objetivos coletivos como se colocam a disposição para resolve-los aumentando o Capital Humano da Empresa por meio da manifestação social colaborativa. O ser humano tem a necessidade de falar e ser ouvido. As plataformas online ou redes sociais corporativas permitem esta interação com baixo custo e de forma abrangente.

Mesmo com tantos avanços nesta questão, algumas empresas ainda se sentem inseguras. É preciso ter maturidade organizacional para administrar as possíveis críticas e ao mesmo tempo velocidade para transformá-las em oportunidade. Não é possível melhorar o que não se conhece. Desta forma, as empresas devem buscar a criação de um ambiente de confiança, onde as pessoas se sintam seguras em propor ideias, mas também com autonomia para implementa-las. Em um ambiente assim, as críticas assumem uma força mais positiva, levando a responsabilidade a cada indivíduo e não a Empresa exclusivamente.

Assim como a inteligência emocional se torna a característica fundamental dos grandes líderes, as empresas precisam alcançar sua consciência coletiva. Esta é forma mais barata de alcançar o engajamento dos colaboradores e aumentar a produtividade e comprometimento das equipes.

Não é possível se lançar ao mercado sem estar disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer. As redes sociais corporativas trazem a possibilidade de ouvir os clientes internos e melhor do que isso, faz com que trabalhem pela inteligência coletiva, agregando valor as Organizações.

Infelizmente, o comportamento aberto das redes sociais acaba impactando as redes sociais corporativas. Em Organizações compostas por culturas e públicos diferentes, é comum que no início, as redes sociais corporativas sejam utilizadas de modo mais pessoal e menos colaborativo.

No entanto, faz parte do papel das grandes empresas imprimirem seu padrão cultural, ocupando as lacunas da ignorância com o desenvolvimento das pessoas. Este desenvolvimento, na verdade, é o esforço necessário para que o todo se beneficie da colaboração cada indivíduo. Obter o conhecimento coletivo e transformá-lo em resultado é, talvez, um dos objetivos mais estratégicos das Organizações que buscam a perenidade. Trata-se de um objetivo que deve ser inserido na cultura das empresas e requer grande esforço dos líderes.

A colaboração e a inovação caminham juntas e é preciso esforço para criar um ambiente capaz de estimulá-las e absorve-las.

 

Sobre Ricardo Robles

Apaixonado por GENTE, diversidade, filosofia, natureza, esporte, empreendedorismo e o simples da vida. Entusiasta das relações humanas e dos resultados obtidos por meio delas. Cofundador da Work4All (www.work4all.com.br). Carreira consolidada na área de Recursos Humanos ao longo dos últimos 20 anos. Especializações em Gestão de Finanças e Controladoria–USP, Gestão de Negócios–FGV, Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard–FIA. Executive Coach formado pela ICF International Coach Federation.

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