quarta-feira , 22 novembro 2017
Capa | Gente e Gestão | A Face dos Líderes Modernos

A Face dos Líderes Modernos

A figura do líder fechado em uma sala e avesso às ideias de outros está em extinção. Os novos gestores priorizam a troca de informações e a soma de conhecimentos entre os membros da equipe. Não fazê-lo significa afirmar ter todas as respostas e ser capaz de gerar resultados sozinho, onipotente e dono da verdade. Esta fase ficou para trás. Ao ocupar a posição de liderança, pressupõem-se a extração de resultados pelo aproveitamento do conhecimento, da habilidade e da atitude de outros e de si próprio. Significa gerar resultados por meio de um time, de uma equipe e jamais de um bando.

Sinônimo de gerenciar com sucesso é criar um ambiente harmonioso de forma que os profissionais estejam envolvidos e comprometidos com os processos e voltados para a consequência, os resultados.

As pessoas precisam se sentir valorizadas e que o trabalho delas contribui para o sucesso da empresa. O funcionário pensa de forma coletiva quando sente que integra um todo. O trabalho, assim como a empresa só faz sentido ao coletivo quando retribui o esforço que recebe. Trata-se de reconhecimento que pode ser externalizado por diversas formas. Uma delas é o reconhecimento do coletivo e da própria sociedade pelo o que se é produzido ou pela forma como se produz. As empresas que sustentam seus processos com os olhos voltados para humanização, bem estar, qualidade de vida, responsabilidade social, sustentabilidade, inovação destacam-se pela maturidade apresentada ao reforçar a importância humana para as relações em todas as esferas.

As empresas que ainda mantêm suas estruturas organizacionais rígidas, atuantes sobre o esforço físico e ignorando as diversidades e capacidades de suas equipes, ou ainda àquelas que insistem em beneficiar-se das ineficiências das leis tendem a fracassar.

A etiqueta no trabalho determina que o gestor eficiente trate as pessoas com respeito e cortesia, seja um bom ouvinte, e se mantenha aberto ao diálogo para tirar o maior proveito dos profissionais enquanto estimula o crescimento deles. O colaborador deve saber o que a empresa espera dele para chegar ao nível esperado, precisa de orientação.

As pessoas devem ser corrigidas para que aprimorem a qualidade do trabalho em tempo de melhorar e não apenas serem dispensadas sem saber o motivo. Todas as pessoas podem contribuir muito para a empresa e o líder deve reconhecer onde cada um vai produzir mais e melhor.

A oferta de trabalho nos dias de hoje não apenas serve para que as empresas acelerem suas curvas de maturidade, como para enfatizar de uma vez por todas, que pouco importa a forma de contratação. Mesmo nas relações formais de emprego, já não existe a figura do empregado. A relação de trabalho está pautada na troca e racionalização dos valores pessoais, organizacionais e éticos.

Outro fator que contribui para a transição de chefe para líder é o código de assédio moral. O trabalhador não pode ser humilhado de forma alguma, nem subestimado na natureza das funções que exerce e ainda, não pode ser obrigado a cumprir tarefas além do que se espera no cargo que ocupa. Os colaboradores trabalham para a empresa, não para o chefe. Por outro lado, os colaboradores devem entender que a empresa trabalha para fora e nunca para dentro.

Alinhados os conceitos, mensurar a forma e o valor agregado pelos quais os produtos e serviços são oferecidos e mais adiante devolvidos a sociedade em forma de oportunidade é o que separa a grande da pequena empresa.

Sobre Ricardo Robles

Apaixonado por GENTE, diversidade, filosofia, natureza, esporte, empreendedorismo e o simples da vida. Entusiasta das relações humanas e dos resultados obtidos por meio delas. Cofundador da Work4All (www.work4all.com.br). Carreira consolidada na área de Recursos Humanos ao longo dos últimos 20 anos. Especializações em Gestão de Finanças e Controladoria–USP, Gestão de Negócios–FGV, Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard–FIA. Executive Coach formado pela ICF International Coach Federation.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.