terça-feira , 21 novembro 2017
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Como encontrar a felicidade no trabalho!

Não é impossível conciliar trabalho e felicidade. Seguem algumas dicas que podem ajudar.

Muitas pessoas, quando crianças, pensam no que querem ser quando crescer. Elas pensam, com prazer, no bem que farão à profissão e como irão impactar todos ao seu redor com felicidade.

Ninguém pensa em trabalho como algo ruim, que suga as energias e que nos faz torcer para o tempo passar rápido até que dê a hora de ir embora.

Não é assim que nos vemos quando somos mais novos. Todos queremos encontrar a realização no trabalho, já que é por lá que vamos passar a maior parte de nossa vida útil.

Mas nós crescemos e, infelizmente a expectativa acaba sendo muito diferente da realidade. Um relatório de 2013 do Gallup revelou uma estatística deprimente: 70% das pessoas estão insatisfeitas ou odeiam o seu trabalho.

A boa notícia é que a vida não tem que ser perfeita para você encontrar a felicidade no trabalho.

Aqui estão algumas maneiras para que você consiga conciliar a felicidade com a o seu trabalho.

#1. Crie um círculo social

Um dos principais indicadores da felicidade é ter um forte círculo social dentro da empresa. É fácil odiar o seu trabalho quando você não conhece os seus colegas, afinal você vai se sentir sozinho.

Quando você quebrar o silêncio e se apresentar para as pessoas, você poderá fazer grandes amizades e tornar a sua rotina de trabalho menos penosa e enfadonha.

Faça um esforço e conheça as pessoas. Chegue a seus colegas de trabalho e tente participar de suas vidas. Você nunca fará amigos se não iniciar o diálogo.

#2. Procure oportunidades de crescimento

Muitas vezes nos preocupamos em nos proteger do trabalho. Acabamos olhando para o trabalho e para as situações não como oportunidades para crescer, mas como um grande risco de fracassar.

Se você se sentir na defensiva com o seu trabalho, respire fundo e procure por uma oportunidade e por um novo desafio.

Alegre-se com o fato de que você tem um projeto novo para começar.

#3. Ajude as pessoas a resolverem seus problemas

Quando você estiver se sentindo para baixo, existe algo que pode ajudar a levantar o seu humor: ajudar alguém.

Quando você se sentir angustiado com o seu trabalho, ou preso em alguma tarefa, procure alguma pessoa que você possa ajudar e ofereça ajuda.

Além de você poder testar as suas habilidades profissionais, pode ajudar um colega de trabalho a solucionar um problema. Como resultado, você pode aprender coisas novas e participar de projetos importantes.

#4. Tenha coragem para fazer perguntas

Se você não sabe alguma coisa sobre o seu trabalho, tenha coragem de perguntar se você pode mexer em alguma coisa.

Se você sentar e esperar alguém mudar a sua situação, vai permanecer assim por muito tempo.

Quer ficar longe de um colega de trabalho que você não se dá bem? Pergunte se você pode se mudar para um departamento diferente. Quer trabalhar em um projeto diferente? Pergunte se você pode ajudar com algo novo.

Você certamente vai se surpreender com a facilidade que pode conseguir o que quer, se começar a perguntar mais e dialogar com as pessoas.

#5. Tome medidas que aumentem a sua boa vontade

A maioria de nós fica feliz quando as pessoas nos elogiam. Quando você faz coisas boas a outras pessoas, você cria felicidade para elas e prepara o terreno para receber coisas boas de volta.

Elogios são tão simples que muitas vezes nos esquecemos deles, mas se tornam tão poderosos que nunca devemos nos esquecer de elogiar as pessoas ao nosso redor.

Se você quer ganhar respeito das pessoas, faça elogios sinceros a elas. Se você quer ser elogiado pelas pessoas, comece elogiando. Esse é o primeiro passo para você ser reconhecido.

Felicidade e trabalho combinam:

Muitas vezes, odiamos nossos empregos porque nos sentimos presos e sufocados. A chave para solucionar isso é lembrar que sempre temos uma escolha.

Podemos usar a nossa renda para nos capacitar, usar nosso trabalho para adquirir experiência ou, se for o caso, buscar por novos desafios que se encaixem às nossas necessidades.

Precisamos entender que estamos no controle da nossa vida e, por isso, precisamos tomar algumas decisões. Se tomar decisões for algo difícil para você no momento, não hesite em pedir ajuda para alcançar a sua felicidade.

Adriana-GomesAdriana Gomes
É Psicóloga, Mestre em Psicologia Social. Orientadora de Carreira, Coach certificada pela Lambent do Brasil e reconhecida pela ICC – International Coaching Community, Coordenadora Acadêmica da área de Pessoas dos Cursos de Pós Graduação da ESPM, Coordenadora do Centro de Carreiras da ESPM para alunos dos cursos Master e MBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas da ESPM, Professora no curso de pós-graduação da ESPM na Cadeira de Pessoas e Consultora Sênior RH.

Sobre Autor Externo

2 comentários

  1. Que bom que fosse assim… existem pessoas infelizes no trabalho porque as condições de trabalho, para a maioria da população, são péssimas. As dicas citadas pela autora chegam a ser infantis, próprias de quem não enfrentou grandes dificuldades na vida.

  2. Obrigado pelo seu comentário Adriane. Sua opinião é muito importante. Como profissional da área, acredito que é uma questão de como enxergamos as dificuldades. O tal copo cheio ou vazio. A forma que enxergamos os problemas definem a nossa velocidade e adaptabilidade ao crescimento e auto desenvolvimento. Todos nós passamos por dificuldades e acredito que por meio delas nos fortalecemos. A forma como nos posicionamos diante dos entraves faz toda a diferença na condução da nossa vida. Um abraço.

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